Badesul lança linha de crédito para SBN em cidades com apoio do WRI Brasil
O Badesul Desenvolvimento, agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, lançou uma linha de crédito dedicada ao financiamento de projetos de soluções baseadas na natureza (SBN). Primeira linha de crédito focada especificamente em SBN em áreas urbanas no Brasil, a Badesul Cidades + Verdes foi desenvolvida com apoio técnico do WRI Brasil.
A linha de crédito vai destinar até R$ 20 milhões por ano ao financiamento de projetos que aumentem a resiliência urbana à mudança do clima e promovam uma transição justa por meio de SBN como parques lineares multifuncionais, jardins de chuva e sistemas de drenagem sustentável, revitalização de rios, córregos e lagoas e corredores verdes e telhados verdes, entre outras.
Além de viabilizar obras, a linha do Badesul também financia estudos, projetos e assessoria técnica, desde que pelo menos 50% dos recursos sejam aplicados em SBN.
Financiamento é gargalo
O o a financiamento é uma das principais barreiras à implementação de projetos de soluções baseadas na natureza para adaptação em cidades. Projetos de SBN têm especificidades técnicas e operacionais – como a multifuncionalidade das intervenções e os cobenefícios sociais, climáticos e ambientais – e muitos municípios ainda enfrentam dificuldades em elaborar projetos qualificados e em quantificar e capturar seu valor econômico.
A criação de instrumentos financeiros como o Badesul Cidades + Verdes é um o importante porque enfrenta esses gargalos e cria condições adequadas ao financiamento, ao mesmo tempo em que contribui para ampliar o conhecimento e estimular a adoção desse tipo de solução entre os governos locais.
O WRI Brasil desempenhou um papel fundamental na estruturação da linha, capacitando a equipe do Badesul sobre os benefícios e especificidades dos projetos de SBN e apoiando tecnicamente a definição das bases operacionais e istrativas para o instrumento financeiro. Esse apoio incluiu o desenho da linha de crédito, a definição de critérios de elegibilidade e itens financiáveis e a elaboração de uma cartilha sobre SBN que servirá como guia para a equipe da agência de fomento no diálogo com prefeitos e secretários municipais.