Não há como solucionar o desafio do clima sem solucionar a crise da natureza. No Brasil, há que se adicionar a essa equação a desigualdade. Em cidades que se espalharam sobre várzeas e encostas, as populações mais vulnerabilizadas são as mais fortemente impactadas: têm menos recursos para se adaptar aos extremos de calor, frio ou chuva, e menos condições de se restabelecer após o impacto.

A resposta a esse contexto complexo a pela reintegração da natureza às cidades. São as chamadas soluções baseadas na natureza (SBN): parques lineares, renaturalização de rios, jardins de chuva e outras intervenções verdes que restabelecem processos naturais como a drenagem das águas e a regulação da temperatura. Por isso, têm se difundido globalmente como soluções para tornar as cidades mais adaptadas e resilientes enquanto geram múltiplos cobenefícios para a biodiversidade e as pessoas.

Essa ainda é uma realidade incipiente nas cidades brasileiras, onde a falta de projetos robustos é uma barreira ao financiamento e à implementação dessas soluções. Contribuem para esse atraso a situação fiscal delicada dos municípios e lacunas de capacidades técnica e institucional para estruturar projetos sustentáveis.

Para ajudar a mudar essa realidade, o WRI Brasil criou o primeiro programa de aceleração para projetos urbanos de SBN do país. Entre 2022 e 2024, o Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades selecionou dez projetos em estágio de ideação e apoiou as equipes na estruturação e qualificação das propostas e na conexão com potenciais financiadores para ampliar as possibilidades de implementação das SBN.

O programa disseminou a temática de SBN e contribuiu significativamente com a capacitação de equipes e com a estruturação de propostas que, se implementadas, beneficiarão até 3 milhões de pessoas. Todos os projetos avançaram do estágio de ideação em que iniciaram o programa para estágios mais avançados de desenvolvimento. Em agosto de 2024, mais de R$ 50 milhões em recursos já haviam sido mobilizados para implementação de projetos acelerados.

Parte desses resultados está sistematizada na nota prática Acelerando Soluções Baseadas na Natureza em Cidades Brasileiras: Lições aprendidas na estruturação de projetos em estágio de ideação. A publicação analisa os impactos da primeira fase do programa, em que os dez projetos receberam capacitações e mentorias e contaram com oportunidades de conexão com financiadores.

O que a experiência mostrou sobre o potencial de programas de aceleração e capacitação para impulsionar a implementação de SBN em cidades do Brasil">

gráfico mostra projetos cuja criação foi mais ou menos influenciada pelo Acelerador